Deus foi benevolente com Apple, diz Kawasaki
Kawasaki foi um dos primeiros funcionários da Apple e trabalhou diretamente com os fundadores da companhia, Steve Jobs e Steve Wozniak, nos anos 80. Designer e engenheiro, Kawasaki é considerado um dos pais do computador pessoal Macintosh e ganhou fama mundial ao trabalhar como evangelista da Apple nos anos 90.
Em visita a São Paulo, a convite da LG, Kawasaki realizou uma palestra sobre inovação e empreendedorismo. Após enriquecer na Apple, ele próprio tornou-se um investidor de risco e viaja o mundo tentando identificar boas ideias que possam tornar-se produtos lucrativos.
“É um trabalho chato, pois os candidatos a investimentos criam apresentações em power point muito longas”, disse em tom de brincadeira. “Quem usa Windows geralmente gasta 40 minutos para configurar o PC para o projetos e aí só tem 20 minutos para nos convencer que sua ideia vale um investimento”, disse.
Kawasaki atribui a persistência o sucesso de muitos empreendedores. “Muita gente dizia a Jobs e Woz que não havia razão para alguém comprar um computador pessoal. Mesmo assim eles seguiram em frente e criaram o Macintoch. Se dessem ouvidos aos críticos, a Apple não existiria e talvez ouvíssemos música em... fitas cassete!?”, disse.
Para o especialista, bons empreendedores devem sair às ruas, estudar o mercado e tentar criar produtos que possam seduzir um nicho de consumidores. “As pessoas amam ou odeiam a Apple. Se você criar um produto para tentar agradar todos os públicos, você vai terminar por não agradar ninguém”, disse.
Kawasaki disse ainda que a Apple viveu momentos difíceis nos anos 90 e graças ao fato de ter um público fiel pode sobreviver. “A indústria de publicações, que sempre usou Mac para criar (sites, revistas, vídeos, etc) foi fundamental para a Apple. Foi uma benevolência de Deus a companhia ter sobrevivido e se tornado um sucesso”, disse.
Mais importante que teorizar, Kawasaki defendeu que quem tem boas ideias deve ir à luta para colocá-las em prática. “Eu tenho um MBA e acho que isso não me ajudou muito em termos de empreendedorismo. Mais importante que buscar teorias na universidade, é ir para o mercado e tentar emplacar sua ideia”, falou.
Kawasaki realizou a palestra no mesmo evento em que a LG apresentou uma iniciativa para colher boas ideias de produtos no mundo. A fabricante coreana criou uma comunidade no Facebook onde usuários podem publicar suas ideias de negócios e produtos. As melhores propostas serão premiadas com produtos da LG, dinheiro, cursos e a possibilidade de vê-la sair da teoria.
A comunidade da LG para empreendedorismo está no endereço www.facebook.com/lifesgoodbr
Fonte: Platão INFO
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