Simulador de F1 é utilizado em pesquisas
Experimento usa mecanismo de brinquedos de parques de diversão para reproduzir sensação de movimento de carro de corrida.
Pesquisadores do Instituto Max Planck para Cibernética Biológica, na Alemanha, adaptaram um equipamento normalmente utilizado em parques de diversão para criar um simulador bastante realista de um carro de Fórmula 1.
Além da diversão dos jogadores, o projeto tem o objetivo de compreender que forma os seres humanos percebem experiências de movimento, para aplicações como de telepresença.
O CyberMotion Simulator, como foi batizado o simulador, utiliza um braço robótico de dois metros de extensão, que se movimenta de acordo com o que acontece na tela do game. Esse tipo de mecanismo normalmente é utilizado em parques de diversão, porém geralmente não permite o controle por parte dos usuários, explica o site IEEE Spectrum.
O jogador controla uma Ferrari F2007 virtual de dentro de uma cabine que reproduz o cockpit do veículo, com volante e pedais com o chamado efeito "force feedback". As imagens do jogo são exibidas em uma tela curva, que preenche todo o campo de visão do usuário.
"Um simulador de movimento é uma ferramenta fundamental para compreender como os seres humanos experimentam a sensação de movimento", explicou Paolo Robuffo Giordano, um dos envolvidos no projeto, ao site IEEE Spectrum. "Ao executar experimentos adequados, podemos ter uma visão melhor dos processos cognitivos do cérebro humano", disse.
Em um vídeo publicado na internet, é possível acompanhar o funcionamento do simulador. Na ocasião, o jogador simulava uma corrida pelo circuito de Monza. O IEEE Spectrum explica que a reação do braço robótico tem um atraso de pouco menos de um segundo, mas que, apesar disso, os pesquisadores ficaram satisfeitos com o resultado.
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