Fóssil réptil tem característica de mamífero

07-08-2010 21:06

Fóssil réptil tem característica de mamífero

Crocodilo pré-histórico indica fase da evolução
 
Uma nova espécie de crocodiliano do Período Cretáceo (de cerca de 145,5 milhões a 65,5 milhões de anos atrás) foi descoberta no sudoeste da Tanzânia, com pernas mais finas e dentes que até então eram considerados exclusivos de mamíferos.

Os crocodilianos formam uma ordem de répteis aquáticos e ovíparos, que inclui os crocodilos, jacarés e o gavial, e são encontrados especialmente em regiões tropicais do mundo. Os crocodiliformes do Cretáceo, chamados de notossúquios, eram parentes distantes dos crocodilos e jacarés modernos.

Os notossúquios, que viviam nas massas terrestres do supercontinente Gondwana, tinham um nível de diversidade tanto morfológica como ecológica muito maior do que a encontrada nos atuais crocodilos. Um exemplo está na boca: em vez de fileiras de caninos cônicos e iguais, seus dentes eram divididos em tipos especializados em morder e em outros feitos para esmagar.

A descoberta da nova espécie, cujo fóssil foi encontrado em rochas de 105 milhões de anos, foi publicada na edição desta quinta-feira (5/8) da revista Nature.

Segundo Patrick O’Connor, do Ohio University College of Osteopathic Medicine, e colegas, na espécie, denominada Pakasuchus kapilimai, as fileiras superior e inferior de dentes entravam em contato de modo semelhante ao que até hoje havia sido observado apenas em mamíferos.

O animal também tinha o tamanho aproximado de um gato doméstico e era mais magro do que os crocodilianos atuais. Possuía ainda um pescoço flexível. Apesar das características inusitadas para a ordem, os cientistas afirmam que se tratava de um crocodiliforme.

A dentição mais complexa indica uma capacidade de processar alimentos que os crocodilos atuais – que simplesmente mordem e engolem – não possuem, mas os mamíferos sim.

De acordo com o estudo, o Pakasuchus kapilimai e outros notossúquios podem ter ocupado nichos ecológicos na Gondwana (supercontinente ao sul) que correspondiam aos preenchidos por mamíferos no hemisfério Norte.

“Um número de características dessa nova espécie – incluindo a redução no número de dentes e uma dentição especializada e similar à divisão em caninos, premolares e molares – é muito semelhante a características que foram críticas durante o curso da evolução dos mamíferos do Mesozóico para o Cenozóico”, disse O’Connor.

 

Fonte: Plãntão INFO

 

 

 

 

Procurar no site

Contatos

Diego Melo (11) 5625-4577
(11) 6756-4320
Perfumes Importados

Receba nossas atualizações no seu e-mail:

Inscreva-se acima

Acesso Tempo 

 
 
Tempo

Ultimas noticias

21-08-2010 02:15

Empresa alega ter desbloqueado PS3

  OzModeChip Empresa australiana afirma ter criado um dispositivo para desbloquear o Playtation 3, da Sony, permintindo o beckup de jogos e execuções de jogos piratas O PSJailbrake.da empresa australiana, consiste em um dispositivo USB executando um software que permite armazenar dados...
21-08-2010 01:46

5 canais do YouTube que vale à pena acompanhar

  A palavra Vlog vem de “video log”, que seria um espaço pessoal para alguém postar seus vídeos. Mas o conceito dos vloggers (ou vlogueiros) se espalhou no formato de uma pessoa (ou duas), uma câmera e bastante criatividade. Separamos 5 vlogs do YouTube que vale conferir.   1:...
20-08-2010 17:37

Surgem primeiras especificações do BlackBerry R020

  O pessoal do Boy Genius Report conseguiu uma imagem da RIM que diz muito sobre o novo BlackBerry, o Bold R020. Com ar de extremamente confidencial, já dá para acreditar que o aparelho será melhor que seu antecessor na câmera e na memória RAM.O BlackBerry Bold R020 terá câmera com 5...