Fóssil réptil tem característica de mamífero

07-08-2010 21:06

Fóssil réptil tem característica de mamífero

Crocodilo pré-histórico indica fase da evolução
 
Uma nova espécie de crocodiliano do Período Cretáceo (de cerca de 145,5 milhões a 65,5 milhões de anos atrás) foi descoberta no sudoeste da Tanzânia, com pernas mais finas e dentes que até então eram considerados exclusivos de mamíferos.

Os crocodilianos formam uma ordem de répteis aquáticos e ovíparos, que inclui os crocodilos, jacarés e o gavial, e são encontrados especialmente em regiões tropicais do mundo. Os crocodiliformes do Cretáceo, chamados de notossúquios, eram parentes distantes dos crocodilos e jacarés modernos.

Os notossúquios, que viviam nas massas terrestres do supercontinente Gondwana, tinham um nível de diversidade tanto morfológica como ecológica muito maior do que a encontrada nos atuais crocodilos. Um exemplo está na boca: em vez de fileiras de caninos cônicos e iguais, seus dentes eram divididos em tipos especializados em morder e em outros feitos para esmagar.

A descoberta da nova espécie, cujo fóssil foi encontrado em rochas de 105 milhões de anos, foi publicada na edição desta quinta-feira (5/8) da revista Nature.

Segundo Patrick O’Connor, do Ohio University College of Osteopathic Medicine, e colegas, na espécie, denominada Pakasuchus kapilimai, as fileiras superior e inferior de dentes entravam em contato de modo semelhante ao que até hoje havia sido observado apenas em mamíferos.

O animal também tinha o tamanho aproximado de um gato doméstico e era mais magro do que os crocodilianos atuais. Possuía ainda um pescoço flexível. Apesar das características inusitadas para a ordem, os cientistas afirmam que se tratava de um crocodiliforme.

A dentição mais complexa indica uma capacidade de processar alimentos que os crocodilos atuais – que simplesmente mordem e engolem – não possuem, mas os mamíferos sim.

De acordo com o estudo, o Pakasuchus kapilimai e outros notossúquios podem ter ocupado nichos ecológicos na Gondwana (supercontinente ao sul) que correspondiam aos preenchidos por mamíferos no hemisfério Norte.

“Um número de características dessa nova espécie – incluindo a redução no número de dentes e uma dentição especializada e similar à divisão em caninos, premolares e molares – é muito semelhante a características que foram críticas durante o curso da evolução dos mamíferos do Mesozóico para o Cenozóico”, disse O’Connor.

 

Fonte: Plãntão INFO

 

 

 

 

Procurar no site

Contatos

Diego Melo (11) 5625-4577
(11) 6756-4320
Perfumes Importados

Receba nossas atualizações no seu e-mail:

Inscreva-se acima

Acesso Tempo 

 
 
Tempo

Ultimas noticias

20-08-2010 17:30

História do Google vai virar filme

Depois do Facebook, gigante das buscas também terá sua história contada nos cinemas   A historia do Google, o site que começou como uma ferramenta de buscas revolucionária e fez da empresa a gigante da web, vai virar filme. Segundo o blog Deadline, especializado em cobrir os bastidores de ...
20-08-2010 17:03

Vírus contribuiu com queda de avião espanhol

Helicóptero tenta conter incêndio no acidente em 2008   Reportagem do El Pais revela que trojans contribuíram para queda de avião da Spanair em agosto de 2008. O voo JK 5022 com 172 passageiros caiu em 20 de agosto de 2008 logo após sua decolagem no aeroporto de Barajas em Madri, com destino...
19-08-2010 15:54

75% usam mesma senha de e-mail em redes sociais

  Um estudo da empresa de segurança BitDefender demostra que a maioria dos usuários de internet utiliza a mesma senha de e-mail em redes sociais. O estudo, com duração de uma semana, recolheu facilmente 250 mil e-mails com informações advindas de posts em blogs, plataformas de ...