MinC tenta mudar lei de copyright no Brasil

07-08-2010 21:14

MinC tenta mudar lei de copyright no Brasil

Ministro da Cultura Juca Ferreira: projeto ainda vai render muito debate

 

O Ministério da Cultura prepara, para consulta pública, um anteprojeto de lei que modifica a legislação de direitos autorais do Brasil, modificada pela última vez em 2008.

De acordo com o Ministério, o projeto visa respeitar os direitos individuais de autoria, mas não torná-los absolutos. Para o MinC, é necessário relacionar o direito autoral a outros direitos, como os direitos do consumidor e o direito de livre acesso do cidadão à cultura e ao conhecimento.

Entre as mudanças previstas no texto está o direito de ripar um CD, DVD ou LP para torná-lo um arquivo digital, sem incorrer em crime. Também é previsto o direito de reproduzir uma unidade de obra intelectual sem interesse comercial como, por exemplo, tirar fotocópia de um livro.

O anteprojeto surgiu de um fórum nacional de direitos autorais, promovido entre os anos de 2007 e 2009. Na época, foram realizados oito seminários nacionais, um internacional e mais de 80 reuniões setoriais com os interessados e envolvidos com o tema de direitos autorais.

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), que cuida dos interesses dos autores de obras intelectuais, manifestou-se contra a proposta.

Segundo a superintendente executiva do Ecad, Glória Braga, a maneira como as mudanças foram apresentadas tira a autonomia dos artistas sobre suas criações e dá um entendimento errado no que se refere aos direitos autorais.

“O anteprojeto prevê que os direitos do autor sejam harmonizados com os direitos do consumidor, da livre concorrência e livre iniciativa. Essa nova lei traz para discussão questões que nada têm a ver com o que está se protegendo na lei de direito autoral”, destacou Glória.

O diretor de Direitos Intelectuais do Ministério da Cultura, Marcos Alves de Souza, disse que a intenção do governo federal é harmonizar os direitos dos criadores com os de investidores da área cultural e também com os direitos do cidadão.

Para o diretor, o anteprojeto vai facilitar o acesso do cidadão à cultura, à informação, ao conhecimento e à educação.  “O governo federal procura harmonizar esses quatro interesses, grupos de direitos com esse anteprojeto de lei e a nossa intenção em consulta pública é ampliar o debate entre a sociedade e ter a maior diversidade de opiniões possíveis,” informou.

De acordo com o compositor e presidente da União Brasileira de Compositores, Fernando Brant, o anteprojeto considera apenas a parte monetária e despreza o autor. Ele disse que cabe ao autor o direito de decidir como utilizar suas obras e que é um direito privado, não compete ao governo decidir sobre isso.

“Esse anteprojeto não foi reivindicação da classe autoral. Isso foi criado dentro do ministério. Isso é coisa de burocrata”, disse.

Fernando critica o anteprojeto e diz que a proposta confunde a Lei de Direitos Autorais com outras leis, retirando o foco do autor. “Quem tem que autorizar ou não cópias é o autor, o direito é privado não é público”, diz.

As alterações indicadas pelo Ministério da Cultura por meio de anteprojeto têm como foco os direitos autorais de obras intelectuais, regulados pela Lei 9.610/98 e estarão disponíveis para consulta pública até o dia 31 de agosto de 2010.

O texto do anteprojeto não trata diretamente sobre compartilhamento de arquivos protegidos na web.

 

Procurar no site

Contatos

Diego Melo (11) 5625-4577
(11) 6756-4320
Perfumes Importados

Receba nossas atualizações no seu e-mail:

Inscreva-se acima

Acesso Tempo 

 
 
Tempo

Ultimas noticias

17-08-2010 15:43

Sistema para celular faz leitura de paisagem

Com um celular e o sistema Marmota, será possível identificar as paisagens em (quase) qualquer lugar do globo     Uma mistura de GPS, com reconhecimento de imagem e banco de dados – tudo isso integrado ao celular. Esta é a maneira como poderia ser descrito o "Marmota”, um sistema...
17-08-2010 15:15

A nova entrevista de trabalho

Processo seletivo ficou mais longo e mais rigoroso. Agora, os recrutadores querem saber como você se comporta no ambiente de trabalho e, principalmente, fora dele   Se você quer mudar de empresa ou participar da seleção de uma grande companhia, prepare-se. A entrevista de emprego ficou...
16-08-2010 22:48

Baixe o primeiro capítulo do livro A Guerra dos Tronos (A game Of Thrones)

  Game of Thrones, originalmente lançado em 1996, se passa em Westeros, uma terra reminiscente da Europa Medieval, onde as estações duram por anos ou até mesmo décadas. A história gira em torno de uma batalha entre os Sete Reinos, onde duas famílias dominantes estão lutando ...