Por que o Yahoo! perdeu para o Google

13-08-2010 22:54

 

No fim dos anos 90, o Yahoo! tinha a faca e o queijo na mão. Apesar de ser um dos buscadores mais utilizados do planeta, viu o Google surgir e superá-lo. O que houve?

O assunto é tema de um texto publicado nesta semana por Paul Graham, programador que criou a Viaweb, empresa responsável pela primeira aplicação web da história – um comparativo automático de preços. Ele contou o que ocorreu desde que sua companhia foi adquirida pelo então gigante das buscas, em 1998. “Os problemas que atingem o Yahoo! começaram há muito tempo, praticamente no início da empresa”, escreveu.

No seu primeiro encontro com Jerry Yang, por exemplo, Graham queria discutir uma nova tecnologia, a Revenue Loop (isso foi antes mesmo de a compra acontecer). “Era como o algoritmo que o Google usa hoje para ordenar anúncios”, disse. Yang, porém, não deu a menor bola. “Só descobri a resposta depois, quando fui trabalhar lá. A razão pela qual o Yahoo! não se importava com uma técnica que extraía todo o valor monetário do tráfego é que os anunciantes já pagavam muito mais do que isso.” Rios de dinheiro entravam na empresa.

Agora vem a parte engraçada: “Me lembro de dizer a David Filo, entre o fim de 1998 e início de 1999, que o Yahoo! deveria comprar o Google, porque eu e a maioria dos outros programadores da companhia o usávamos em vez do Yahoo!. Ele me respondeu que não era algo com que deveríamos nos preocupar. As buscas representavam 6% do nosso tráfego, e estávamos crescendo 10% por mês. Não precisávamos fazer melhor.” Graham não joga a culpa nos seus superiores. Ele mesmo admite que, na época, não sabia o quanto o tráfego de buscas era valioso.

Outro grande problema foi a cultura da empresa, que não se via como uma companhia de tecnologia. O pessoal costumava dizer que era uma empresa de mídia – em parte, até como uma maneira de não invadir o pedaço da Microsoft e ter de competir contra Redmond, segundo Graham. Sem saber para que lado ir, o Yahoo! optou por não levar a programação muito a sério. E, sem inovar, deu no que deu. Bing! A íntegra do artigo “What happened to Yahoo” está disponível no site de Graham.

Procurar no site

Contatos

Diego Melo (11) 5625-4577
(11) 6756-4320
Perfumes Importados

Receba nossas atualizações no seu e-mail:

Inscreva-se acima

Acesso Tempo 

 
 
Tempo

Ultimas noticias

21-08-2010 02:15

Empresa alega ter desbloqueado PS3

  OzModeChip Empresa australiana afirma ter criado um dispositivo para desbloquear o Playtation 3, da Sony, permintindo o beckup de jogos e execuções de jogos piratas O PSJailbrake.da empresa australiana, consiste em um dispositivo USB executando um software que permite armazenar dados...
21-08-2010 01:46

5 canais do YouTube que vale à pena acompanhar

  A palavra Vlog vem de “video log”, que seria um espaço pessoal para alguém postar seus vídeos. Mas o conceito dos vloggers (ou vlogueiros) se espalhou no formato de uma pessoa (ou duas), uma câmera e bastante criatividade. Separamos 5 vlogs do YouTube que vale conferir.   1:...
20-08-2010 17:37

Surgem primeiras especificações do BlackBerry R020

  O pessoal do Boy Genius Report conseguiu uma imagem da RIM que diz muito sobre o novo BlackBerry, o Bold R020. Com ar de extremamente confidencial, já dá para acreditar que o aparelho será melhor que seu antecessor na câmera e na memória RAM.O BlackBerry Bold R020 terá câmera com 5...
Crie o seu site grátis Webnode