Por que o Yahoo! perdeu para o Google

13-08-2010 22:54

 

No fim dos anos 90, o Yahoo! tinha a faca e o queijo na mão. Apesar de ser um dos buscadores mais utilizados do planeta, viu o Google surgir e superá-lo. O que houve?

O assunto é tema de um texto publicado nesta semana por Paul Graham, programador que criou a Viaweb, empresa responsável pela primeira aplicação web da história – um comparativo automático de preços. Ele contou o que ocorreu desde que sua companhia foi adquirida pelo então gigante das buscas, em 1998. “Os problemas que atingem o Yahoo! começaram há muito tempo, praticamente no início da empresa”, escreveu.

No seu primeiro encontro com Jerry Yang, por exemplo, Graham queria discutir uma nova tecnologia, a Revenue Loop (isso foi antes mesmo de a compra acontecer). “Era como o algoritmo que o Google usa hoje para ordenar anúncios”, disse. Yang, porém, não deu a menor bola. “Só descobri a resposta depois, quando fui trabalhar lá. A razão pela qual o Yahoo! não se importava com uma técnica que extraía todo o valor monetário do tráfego é que os anunciantes já pagavam muito mais do que isso.” Rios de dinheiro entravam na empresa.

Agora vem a parte engraçada: “Me lembro de dizer a David Filo, entre o fim de 1998 e início de 1999, que o Yahoo! deveria comprar o Google, porque eu e a maioria dos outros programadores da companhia o usávamos em vez do Yahoo!. Ele me respondeu que não era algo com que deveríamos nos preocupar. As buscas representavam 6% do nosso tráfego, e estávamos crescendo 10% por mês. Não precisávamos fazer melhor.” Graham não joga a culpa nos seus superiores. Ele mesmo admite que, na época, não sabia o quanto o tráfego de buscas era valioso.

Outro grande problema foi a cultura da empresa, que não se via como uma companhia de tecnologia. O pessoal costumava dizer que era uma empresa de mídia – em parte, até como uma maneira de não invadir o pedaço da Microsoft e ter de competir contra Redmond, segundo Graham. Sem saber para que lado ir, o Yahoo! optou por não levar a programação muito a sério. E, sem inovar, deu no que deu. Bing! A íntegra do artigo “What happened to Yahoo” está disponível no site de Graham.

Procurar no site

Contatos

Diego Melo (11) 5625-4577
(11) 6756-4320
Perfumes Importados

Receba nossas atualizações no seu e-mail:

Inscreva-se acima

Acesso Tempo 

 
 
Tempo

Ultimas noticias

20-08-2010 17:30

História do Google vai virar filme

Depois do Facebook, gigante das buscas também terá sua história contada nos cinemas   A historia do Google, o site que começou como uma ferramenta de buscas revolucionária e fez da empresa a gigante da web, vai virar filme. Segundo o blog Deadline, especializado em cobrir os bastidores de ...
20-08-2010 17:03

Vírus contribuiu com queda de avião espanhol

Helicóptero tenta conter incêndio no acidente em 2008   Reportagem do El Pais revela que trojans contribuíram para queda de avião da Spanair em agosto de 2008. O voo JK 5022 com 172 passageiros caiu em 20 de agosto de 2008 logo após sua decolagem no aeroporto de Barajas em Madri, com destino...
19-08-2010 15:54

75% usam mesma senha de e-mail em redes sociais

  Um estudo da empresa de segurança BitDefender demostra que a maioria dos usuários de internet utiliza a mesma senha de e-mail em redes sociais. O estudo, com duração de uma semana, recolheu facilmente 250 mil e-mails com informações advindas de posts em blogs, plataformas de ...